Explosão em mina de carvão na Turquia deixa 41 mortos

O número de mortos após uma explosão em uma mina de carvão na província de Bartin, no norte da Turquia, nesta sexta-feira (14) chegou a 41, disse o presidente turco, Tayyip Erdogan, neste sábado.

Anteriormente, o ministro do Interior, Suleyman Soylu, disse que 58 das 110 pessoas que trabalhavam na mina quando a explosão ocorreu foram resgatadas pelas equipes ou saíram sozinhas.

Soylu também disse que um mineiro recebeu alta do hospital enquanto 10 ainda estavam recebendo tratamento em Bartin e Istambul.

As autoridades disseram que os promotores turcos iniciaram uma investigação sobre a causa do incidente, mas as indicações iniciais eram de que a explosão foi causada por grisu, um termo que se refere ao metano nas minas de carvão.

O ministro da Energia, Fatih Donmez, disse que um incêndio na mina foi amplamente contido, mas os esforços de isolamento e resfriamento do fogo continuaram após o incidente que ocorreu a 350 metros (0,2 milhas) abaixo do solo.

A explosão ocorreu por volta de 12h15 (horário de Brasília), disse o gabinete do governador de Bartin. A mina pertence à estatal Turkish Hard Coal Enterprises.

Imagens da televisão turca mostraram o que seriam as famílias dos mineiros assistindo do lado de fora enquanto equipes de saúde e de resgate se amontoavam em torno da entrada da mina. Alguns trabalhadores foram retirados e levados para ambulâncias em macas, mostraram imagens.

A promotoria de Bartin informou que abriu uma investigação sobre a causa da explosão.

Em 2014, 301 trabalhadores morreram no pior desastre de mineração da Turquia na cidade de Soma, a 350 km ao sul de Istambul.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s