Ministra do TSE multa em R$ 80 mil empresa por problemas em pesquisa eleitoral

A ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Maria Claudia Bucchianeri, multou a Futura Consultoria em R$ 80 mil por divulgar uma pesquisa eleitoral com múltiplas irregularidades. A decisão ocorre em um momento em que os institutos estão sendo muito questionados e o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), quer aprovar um projeto para criminalizar estas empresas que não acertem, dentro da margem de erro, os resultados das eleições.

Segundo a ministra, em decisão da última quinta-feira, a pesquisa realizada em agosto levantou clandestinamente dados sobre a disputa presidencial e ainda apresentou o questionário errado ao tribunal. A pesquisa já havia tido sua divulgação suspensa.

“A necessidade de prévio registro da pesquisa, observadas todas as exigências previstas nos incisos dos referidos dispositivos, visa a garantir regularidade e transparência às pesquisas eleitorais, dificultando-se a prática de comportamentos de manipulação da opinião pública”, afirmou a ministra.

MPT: Denúncias de assédio eleitoral dobram em uma semana

Para divulgar uma pesquisa eleitoral, a empresa precisa enviar ao TSE uma grande quantidade de informações até 5 dias antes da publicação. São dados sobre quem contratou a pesquisa, a origem dos recursos, a metodologia, o questionário que será aplicado, entre outras informações.

No caso da pesquisa em questão, a informação passada ao TSE é de que trataria apenas do cargo de governador e para a cadeira do estado no Senado Federal. No entanto, a empresa contratada pelo banco Modal realizou também um levantamento sobre a Presidência.

A segunda irregularidade vem no questionário enviado ao TSE, que não só tinha perguntas sobre o estado do Rio de Janeiro, mas havia a informação, no cabeçalho, de que seria uma pesquisa sobre “assuntos políticos de São Paulo”, enquanto o registro foi feito para Minas Gerais.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s