Uso de drones iranianos expõe falência da Rússia, diz Zelensky

A dependência da Rússia de drones fabricados pelo Irã para atacar alvos na Ucrânia expõe a falência política e militar do país, disse o presidente Volodymyr Zelensky nesta terça-feira (18).

“Tenhamos em mente que o próprio fato de a Rússia ter procurado ajuda do Irã é uma admissão do Kremlin de que está falido em termos militares e políticos”, avaliou.

A Ucrânia afirma que os últimos ataques da Rússia à infraestrutura se basearam em drones “kamikaze” Shahed-136, fabricados no Irã.

O país do Oriente Médio nega fornecer veículos aéreos não tripulados à Rússia – o que os Estados Unidos dizem ser mentira. O Kremlin pontuou nesta terça-feira que não tinha informações sobre se os drones “kamikaze” iranianos foram ou não usados.

“Durante décadas, eles gastaram bilhões de dólares em seu próprio complexo industrial militar. E, no final, eles se curvaram a Teerã para garantir drones e mísseis bem simples”, adicionou o presidente ucraniano.

Zelensky, que ressalta que os ataques mais recentes deixaram 30% das usinas de energia da Ucrânia danificadas, disse que o uso das armas pode gerar esperanças e ilusões entre os líderes russos, mas ainda não ajudaria.

“Isso simplesmente mostrará ao mundo mais uma vez que a Rússia está caminhando para a derrota e está tentando arrastar mais um de seus cúmplices para esse terror”, advertiu.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s