Giorgia Meloni é empossada como nova primeira-ministra da Itália e primeira mulher no cargo

Giorgia Meloni foi empossada como a primeira mulher no cargo de primeira-ministra da Itália neste sábado (22) ao lado de sua equipe de gabinete, dando ao país o governo mais direitista desde a Segunda Guerra Mundial.

O partido de Meloni, chamado Fratelli d’Italia (Irmãos da Itália, em tradução livre), venceu as eleições gerais de 25 de setembro como parte de uma coalizão que inclui os partidos dos ex-primeiros-ministros Silvio Berlusconi e Matteo Salvini, ambos de direita.

“Juro ser fiel à república”, disse Meloni antes de apertar as mãos do presidente Sergio Mattarella.

A equipe de Meloni substituirá um governo de unidade nacional liderado pelo ex-chefe do Banco Central Europeu Mario Draghi.

Também será o 68º governo da Itália desde 1946 e enfrenta desafios assustadores, incluindo uma recessão iminente e o aumento das contas de energia, além de apresentar uma frente unida em sua resposta à guerra na Ucrânia.

Embora Meloni tenha prometido apoio à Ucrânia, Berlusconi a enfraqueceu repetidamente revelando apoio ao seu “amigo”, o presidente russo Vladimir Putin.

Embora o processo de montagem de uma nova administração tenha sido rápido para os padrões italianos, expôs tensões na coalizão, com Berlusconi repetidamente aparecendo para tentar minar a autoridade de Meloni.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s