Ipec: 63% dizem que Estado precisa ser laico para que exista democracia

Pesquisa Ipec divulgada nesta segunda-feira (24), encomendada pela Globo, aponta que 63% dos eleitores acreditam que, para existir democracia, é necessário que o Estado brasileiro seja laico – ou seja, não apoie ou se oponha a nenhuma religião.

O Ipec pediu aos eleitores que classificassem de 1 (discorda totalmente) a 5 (concorda totalmente) a frase “para existir democracia o Estado precisa ser laico, ou seja, não apoiar e nem se opor a nenhuma religião”.

A maior parte dos brasileiros (63%) disse que concordava totalmente com a afirmação. Outros 9% deram nota 4, mais próxima a concordar do que a discordar.

O maior percentual é registrado entre os que ganham mais de 5 salários mínimos (76%), têm ensino superior (74%) e vivem na região Sudeste (68%).

Do outro lado, 13% deram nota 1 e disseram discordar totalmente da afirmação. Os que deram nota 2 foram 4%. Outros 8% deram nota 3, entre a concordância e a discordância.

O percentual de eleitores que deram nota 1 para a pergunta cresce entre aqueles que têm uma renda familiar de até um salário mínimo (17%), eleitores com 16 a 24 anos e com 25 a 34 anos (16% em ambas as faixas) e pessoas com ensino fundamental (15%).

Foram entrevistadas 3.008 pessoas em 183 municípios entre sábado (22) e segunda-feira (24). A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com índice de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-06043/2022.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s