Tempos difíceis virão, diz novo primeiro-ministro do Reino Unido

O novo primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak, assumiu o poder nesta terça-feira (25) e afirmou que seu país enfrentará “tempos difíceis”, sinalizando que deve liderar com linha dura a política econômica.

Em seu primeiro discurso como novo líder, Sunak também homenageou sua antecessora, Liz Truss, que renunciou semana passada após o fiasco de seu plano econômico, que previa severos cortes de impostos e a criação de novas linhas de crédito para tentar cobrir o rombo que isso geraria no Orçamento britânico.

A proposta foi muito mal recebida pelo mercado e pela própria sigla de Truss, o Partido Conservador.

“Quero homenagear Liz Truss. Ela não estava errada. Foi uma causa muito nobre. Mas alguns erros persistiram. E eu fui eleito para, em parte, consertar esses erros, e esse trabalho começa imediatamente. Isso significa que decisões difíceis virão. Meu governo não deixará às próximas gerações as dívidas que fomos muito fracos para pagar. Liderarei o país para o futuro”.

No discurso, Sunak disse que o país – que tem crescimento baixo e inflação acima dos 10% – ainda sofre os efeitos da pandemia e da guerra na Ucrânia.

“Nosso país está enfrentando uma profunda crise econômica. As consequências da Covid ainda perduram. A guerra de Putin na Ucrânia desestabilizou os mercados de energia e as cadeias de suprimentos em todo o mundo”, disse.

Sunak foi oficialmente nomeado pelo rei Charles III como o novo primeiro-ministro do país no Palácio de Buckingham, a sede oficial da monarquia britânica, em Londres.

Mais cedo, em seu último discurso antes de deixar o cargo, a agora ex-premiê Liz Truss, ela pediu que o próximo governo invista no crescimento econômico

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s