Mais de 300 cidades terão passe livre no transporte público do 2º turno, diz levantamento

Levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) e pelo Tarifa Zero BH mostra que, até esta sexta-feira (28), 318 municípios definiram que terão transporte público gratuito no domingo (30), quando acontecerá o segundo turno da eleição.

A pesquisa levantou as cidades com tarifa zero através de três categorias:

277 municípios já estabeleceram oficialmente que fornecerão a gratuidade, por meio de decisões das prefeituras;
41 tiveram a medida divulgada apenas como promessa, ainda sem confirmação oficial.

Juntos, esses 318 municípios têm 96,5 milhões de habitantes que devem ser beneficiados pelas decisões, de acordo com o levantamento. No primeiro turno, apenas 62 cidades adotaram gratuidade no transporte público.

Além destes municípios, há outras 44 cidades no país que já tem tarifa zero o ano todo e por isso não foram listadas no levantamento.

O crescimento expressivo entre o primeiro e segundo turno é explicado por protestos da sociedade e decisões recentes favoráveis ao movimento pelo Supremo Tribunal Federal (STF), explica Rafael Calabria, coordenador do Programa de Mobilidade do Idec.

Ele comemora o número e diz que será uma “experiência social e de mobilidade muito importante”.

“Tem dois impactos importantes: o primeiro, claro, facilitar que pessoas possam ir votar, incentivar o direito ao voto. Em segundo, gerar uma experiência muito importante de acesso de milhões de pessoas ao transporte gratuito, para elas verem que essa política é possível”, diz.

O estado com o maior número de cidades que terão transporte gratuito é São Paulo, com 143. A quantidade aumentou quase quadruplicou após determinação da Justiça do estado que atingiu sistemas intermunicipais de transporte.

O único estado sem cidades com gratuidade total até a última atualização do levantamento é o Acre — na capital Rio Branco, a passagem será livre em apenas um trecho —na viagem de volta, para quem apresentar o comprovante de votação.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s