Ipec em SP, votos válidos: Tarcísio tem 52%, e Haddad, 48%, em empate técnico

Pesquisa do Ipec encomendada pela Globo e divulgada neste sábado (29) revela os índices de intenção de votos válidos para governador de São Paulo e indica que seguem em empate técnico dentro da margem de erro, de dois pontos percentuais. O candidato Tarcísio de Freitas (Republicanos) tem 52%, e o candidato do PT, Fernando Haddad, 48%. Este é o último levantamento feito pelo instituto antes do segundo turno das eleições, neste domingo (30).

Para calcular os votos válidos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição.

A pesquisa ouviu 2.000 pessoas entre os dias 27 e 29 de outubro em 84 municípios paulistas. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o número SP-03129/2022.

Entre os eleitores paulistas, 88% afirmam que a decisão do seu voto é definitiva, e 11% declaram que ainda podem mudar de candidato até o dia da eleição.

Na pesquisa espontânea, quando não são apresentados os nomes dos candidatos, aqueles que não sabem apontar espontaneamente em quem votariam são 20%. Os que pretendem votar em branco ou nulo totalizam 10%. Essa proporção de eleitores pode trazer movimentações de última hora.

No primeiro turno, Tarcísio recebeu 9.881.995 votos (42,32%) e Haddad, 8.337.139 (35,70%). O segundo turno está marcado para o próximo domingo (30).

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s