Escanteado por Bolsonaro, tucano Eduardo Riedel se elege governador de MS

O empresário Eduardo Riedel (PSDB), 53, foi eleito governador de Mato Grosso do Sul neste domingo (30) mesmo com um apoio bastante discreto do presidente Jair Bolsonaro (PL). Estreante na disputa, o político enfrentou o capitão do Exército Renan Barbosa Contar (PRTB), 38.

Foi para Contar que Bolsonaro pediu votos durante o debate da TV Globo no primeiro turno após ser provocado pela senadora Soraya Thronicke (União Brasil), à época candidata à Presidência. Ela em seguida brincou que Contar ficava “lhe devendo uma”.

A declaração estremeceu a aliança com o PP, base do governo e que apoiava oficialmente o tucano, principalmente na figura da ex-ministra da Agricultura Tereza Cristina (PP). Eleita senadora no último dia 2, ela ajudou a montar o programa de governo de Riedel e foi sua principal fiadora.

Além disso, o PP indicou o vice da chapa, o deputado estadual Barbosinha. Bolsonaro depois foi a público para dizer que ia se manter neutro na disputa estadual. No dia 2, Contar teve 384.275 votos (26,71% do total), enquanto Riedel conquistou 361.981 eleitores (25,16%). Ao final, o empresário conseguiu reverter a desvantagem e se elegeu.

Ele tinha uma aliança com Republicanos, PP, PSB, PL e PDT, além da federação entre PSDB e Cidadania. Em sabatina UOL/Folha, ele afirmou ter um “posicionamento liberal, em absoluto respeito ao desenvolvimento socioambiental”.

O empresário se disse intolerante com a prostituição infantil e o trabalho escravo, além de ter de conscientizar a população sobre as queimadas na região.

Também se colocou contra as câmeras nos uniformes de policiais militares, contra a legalização da maconha, a favor da privatização da Petrobras e a favor do porte e posse de armas nos territórios rurais.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s