Polícia apreende 13 barris de chope usados para pressão eleitoral em cidade de SC

A Polícia Civil apreendeu 13 barris de chope usados para pressão eleitoral em Lebon Régis, no Oeste catarinense. Segundo o delegado Renan Balbino, 420 litros de bebida foram recolhidos no início da manhã deste domingo (30) em um bar no centro da cidade.

A ação ocorreu após denúncia feita pelo aplicativo Pardal, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Conforme a polícia, publicações nas redes sociais prometiam a distribuição gratuita de 2.422 litros de chope caso o candidato Jair Bolsonaro (PL) recebesse, no município, mais votos no segundo turno. No primeiro turno, o candidato ficou em segundo lugar na cidade, atrás de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Após a denúncia, o Ministério Público Eleitoral (MPE) abriu procedimento de investigação e solicitou medidas contra o estabelecimento comercial e os perfis que divulgavam a doação da bebida a depender do resultado das eleições.

Em seguida, o juiz eleitoral determinou a busca e apreensão da bebida no estabelecimento comercial, entre outras ações. Uma equipe de policiais civis cumpriu a ordem judicial antes de iniciada a votação.

Um inquérito policial foi instaurado para apurar os responsáveis pela oferta indevida, informou o delegado. “Alguns perfis divulgaram [a imagem]. A investigação quer descobrir quem são as pessoas que compraram ou iriam comprar a bebida para distribuir”, disse Balbino.

Oferecer, prometer, solicitar ou receber dinheiro, dádiva, ou qualquer outra vantagem para obter ou dar voto e para conseguir ou prometer abstenção, ainda que a oferta não seja aceita, é crime eleitoral com pena de reclusão de até quatro anos, além de multa.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s