Joe Biden liga para Lula para cumprimentar pela vitória: ‘Estamos montando uma equipe para discutir o que fazer juntos’

O presidente Joe Biden, dos Estados Unidos, conversou nesta segunda-feira (31) com Lula pelo telefone para cumprimentar o brasileiro pela vitória nas eleições no domingo. A ligação durou cerca de 20 minutos, segundo o governo americano. Biden disse que os EUA estão montando uma equipe para discutir o que pode ser feito em conjunto.

De acordo com uma nota do governo dos EUA, durante a conversa Biden elogiou a força das instituições democráticas brasileiras após eleições livres, justas e confiáveis.

“Os dois líderes discutiram o forte relacionamento entre os EUA e o Brasil e se comprometeram a continuar trabalhando como parceiros para enfrentar desafios comuns, incluindo o combate às mudanças climáticas, salvaguarda da segurança alimentar, promoção da inclusão e democracia e gestão da migração regional”, diz o texto.

Segundo autoridades americanas, o governo Biden pretende ter um engajamento forte e imediato com a equipe de Lula e reconhecer a importância do Brasil no cenário global.

Já houve dois acenos de aproximação
Nas próximas semanas, dirigentes do governo dos EUA devem ir ao Brasil para iniciar as conversas —um dos que devem chegar é Jake Sullivan, o assessor de segurança nacional de Biden.

Mesmo antes da vitória do petista, funcionários do governo americano tiveram contato com a campanha de Lula. Douglas Koneff, o encarregado de negócios entre EUA e Brasil, se reuniu com Lula antes do primeiro turno.

O senador Jacques Wagner, um dirigente do PT, veio até Washington e manteve reuniões com autoridades no departamento de Estado.

De acordo com fontes do governo dos EUA, as conversas foram produtivas.

Biden: estamos montando uma equipe
Horas depois da eleição, Biden afirmou que a chamada foi boa. “Estamos montando uma equipe para se reunir e discutir o que podemos fazer juntos. Ele quer focar no meio ambiente, na democracia, lidar com os pobres em seu país e salvar a Amazônia.”

Segundo uma autoridade da Casa Branca, há intenção de criar uma relação forte e imediata com a equipe de Lula.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s