Lula diz que conversou com dezenas de chefes de estado: ‘estamos voltando ao mundo’

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse, em seu perfil no Twitter, nesta terça-feira (1º), ter conversado com diversos chefes de Estado e que o Brasil está “voltando para o mundo”.

Ontem conversei com dezenas de chefes de estado. Todos querem ampliar as parcerias e trabalho conjunto com o Brasil no comércio, na questão do clima e nos grandes temas globais. Estamos voltando ao mundo.

Após ser eleito com 50,9% dos votos válidos no último domingo (30), Lula recebeu felicitações de diversos líderes mundiais, como Joe Biden (EUA), Emmanuel Macron (França), Gabriel Boric (Chile), Luis Alberto Lacalle Pou (Uruguai), Andrés Manuel López Obrador (México), Justin Trudeau (Canadá), Narendra Modi (Índia), Xi Jinping (China), Pedro Sánchez (Espanha), Isaac Herzog (Israel), Marcelo Rebelo de Sousa (Presidente de Portugal) e outros.

Além das felicitações, Lula também recebeu a indicação de que a Noruega retomará a ajuda financeira contra o desmatamento da Amazônia no Brasil, congelada durante a gestão do presidente Jair Bolsonaro (PL), derrotado no segundo turno.

O ministro norueguês do Meio Ambiente fez o anúncio nesta segunda (31), menos de 24h após a vitória de Lula.

Biden, dos Estados Unidos, ligou para Lula ainda nesta segunda para cumprimentar o petista. A ligação durou cerca de 20 minutos, segundo o governo americano. Biden disse que os EUA estão montando uma equipe para discutir o que pode ser feito em conjunto com o Brasil quando Lula assumir o cargo em janeiro.

De acordo com uma nota do governo dos EUA, durante a conversa Biden elogiou a força das instituições democráticas brasileiras após eleições livres, justas e confiáveis

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s