Após tocar solo na Flórida, furacão Nicole enfraquece e vira tempestade tropical

O furacão Nicole atingiu nesta quinta-feira (10) a costa leste da Flórida, nos Estados Unidos, na região sul da praia de Vero. Pouco tempo depois, no entanto, perdeu força e virou uma tempestade tropical.

Com ventos de 120 quilômetros por hora, segundo o Centro Nacional de Furacões dos EUA, o Nicole já havia atingindo nesta manhã proximidades de Orlando, onde parques temáticos foram fechados, e uma grande área do estado, que vem tendo uma temporada estendida de tempestades com ventos fortes.

Antes de se tornar furacão, o Nicole chegou à Flórida como tempestade de categoria 1, mas ganhou força ao tocar solo e avança em direção ao centro e ao norte do estado. Logo depois, voltou a perder força.

Ainda assim, autoridades estimam que o fenômeno deve chegar até a Georgia ainda nesta quinta-feira e nos estados da Carolina do Sul e Carolina do Norte na sexta-feira (11).

Aeroportos e os famosos parques temáticos estão fechados por precaução. Autoridades esperam tornados e alagamentos, principalmente em áreas do centro e do nordeste do estado e temem que o furacão provoque erosão em uma série de praias locais.

Grandes ondas também devem se formar em praias da costa leste e, nos próximos dias, em boa parte da costa sudeste dos Estados Unidos, além do nordeste das Bahamas, de acordo com as previsões.

Desde o início do verão no Hemisfério Norte, a Flórida vem sendo atingida por uma série de tempestades e furacões, que já deixaram centenas de mortos e desabrigados. Muitos desses fenômenos, principalmente os fora de época, são associados por ambientalistas às mudanças climáticas.

O mais recente deles, o furacão Ian, passou pelo estado há pouco mais de um mês, deixando um cenário de destruição, mortes e regiões totalmente isoladas .

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s