Rússia diz que completou retirada da cidade ucraniana de Kherson

O Ministério da Defesa da Rússia disse nesta sexta-feira (11) que concluiu a retirada das tropas da margem ocidental do rio Dnipro, na região de Kherson, no sul da Ucrânia, informou a agência de notícias TASS.

Em seu briefing diário citado por agências de notícias russas, o ministério disse que todas as forças e equipamentos russos foram transferidos para a margem esquerda, ou leste, do rio Dnipro. A retirada teria sido finalizada às 23h de brasília (5h de Moscou) na manhã de sexta-feira.

A Rússia ordenou a retirada na quarta-feira depois de dizer que as tentativas de manter sua posição e fornecer tropas eram “fúteis” diante de uma crescente contra-ofensiva ucraniana.

O ministério também disse na sexta-feira que não havia uma única peça de equipamento militar ou soldado deixado no lado oeste do rio, que inclui a capital regional Kherson, e que não havia sofrido nenhuma perda de pessoal ou equipamento durante a retirada.

Kherson é a principal cidade da região de mesmo nome – uma das quatro regiões ucranianas que o presidente Vladimir Putin proclamou em setembro estar incorporando à Rússia “para sempre”, e que o Kremlin disse que agora responde a Moscou.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s