Santa Missa abre 18º Congresso Eucarístico Nacional em Recife (PE)

O 18º Congresso Eucarístico Nacional oficialmente foi iniciado com a Santa Missa diretamente do Centro de Convenções de Pernambuco, contando com a presença de bispos, arcebispos, cardeais, sacerdotes, religiosos, seminaristas e cerca de 10.000 fiéis católicos de todo o Brasil, segundo a organização do evento.

Antes do início da celebração, uma carta enviada pelo Papa Francisco ao Congresso foi lida, evidenciando sua presença afetuosa e espiritual junto da Igreja no Brasil. O Pontífice agradeceu a iniciativa do Evento, enviou sua benção apostólica e orações.

A Virgem Maria foi saudada com o cântico da Ave Maria em latim, interpretada por artistas locais.

Dom Fernando Saburido, Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de Olinda e Recife também fazendo o uso da palavra, agradeceu a presença do Cardeal Dom Antonio Marto, que legado Pontíficio para o Congresso, presidiu a celebração. Em tom de gratidão, falou do Núncio Apostólico, do governador do Estado de Pernambuco, demais autoridades civis, eclesiais e religiosas presentes na missa que de forma campal, abraçou fiéis de todo o território nacional

“O que me vem ao coração são as palavras de Jesus: ‘Desejei ardentemente comer dessa Páscoa’. Foi esse desejo profundo que embora obrigados a adiar o Congresso por causa da crise sanitária de 2020, insistimos no propósito de celebrá-lo e hoje temos a alegria de vê-lo realizado”, disse Saburido.

Em seu discurso, o Arcebispo enfatizou que o Congresso não tem por finalidade mostrar que os católicos são a maioria ou que a fé católica deve ser ‘obrigatoriamente forçada a todos’ como também que o evento não seja lembrado por sua grandiosidade celebrativa, “mas pelo amor que todos os cristãos tem por Jesus e que na Eucaristia são sacrários vivos, testemunhos proféticos do amor de Deus na sociedade”.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s