MPT recebe 21 denúncias de coação para empregados irem a bloqueios ilegais em SC

O Ministério Público do Trabalho (MPT) recebeu 21 denúncias contra empregadores que teriam coagido seus funcionários a participarem das manifestações antidemocráticas e bloqueios ilegais de rodovias em Santa Catarina.

Os casos foram registrados entre 30 de outubro, dia da eleição presidencial, até a manhã desta sexta-feira (11). Os nomes das empresas e entidades não foram divulgados.

Desde agosto deste ano, 313 casos suspeitos em 205 empresas, associações, federações de classe, e sindicatos patronais já chegaram até o órgão. Segundo o MPT, a região Oeste catarinense lidera as ocorrências.

O órgão trata as denúncias como assédio eleitoral, que ocorre quando o servidor, no ambiente de trabalho ou em situações relacionadas, se sente intimidado, ameaçado, humilhado ou constrangido por um empregador ou colega de trabalho que age com o objetivo de influenciar ou manipular o voto, manifestação política, apoio ou orientação política.

Os bloqueios com grupos contrários ao resultado das eleições começaram em 30 de outubro, depois de confirmada a vitória de Lula (PT) sobre o presidente Jair Bolsonaro (PL) nas eleições. Santa Catarina chegou a ter quase 70 atos simultâneos nas estradas.

Desde segunda-feira (7), não há registro de locais novamente fechados pelos manifestantes. O grupo é contrário ao resultado das urnas.

Em um mapeamento de 30 de outubro, data do 2º turno da eleição presidencial, até 6 de novembro, a PRF informou ao Supremo Tribunal Federal ter identificado e multado 40 pessoas físicas e 10 empresas por organizarem os atos.

Em Santa Catarina, um documento da Polícia Rodoviária Federal (PRF) ao qual o g1 SC teve acesso, são citadas ao menos 23 pessoas como “lideranças que atuam nesses movimentos, bem como [proprietários de] alguns veículos utilizados nos bloqueios”.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s