Alckmin ganha força como possível ministro da Fazenda

O vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin, voltou a liderar entre os nomes considerados por Lula para ocupar a chefia do Ministério da Fazenda.

Embora oficialmente tenha negado a intenção de delegar um ministério a seu vice, Lula se vê diante de um xadrez.

De um lado, o petista quer ter uma pessoa de sua confiança e com habilidade para negociar com o Congresso. De outro, não encontra no seu grupo mais próximo alguém com perfil adequado, e bom trânsito no mercado, para chefiar um time de economistas do porte de André Lara Resende e Pérsio Arida.

Resende foi um dos pais das privatizações de FHC e Arida, mentor do plano Real.

Até o momento, Alckmin é o único capaz de congregar à sua volta uma equipe desse calibre.

A segunda opção, ainda segundo interlocutores de Lula, seria Alexandre Padilha, que durante a campanha se aproximou do empresariado e teve um resultado considerado “excepcional” pelo petista.

Padilha, no entanto, vem sendo cogitado para comandar a Saúde. Fernando Haddad, outro fiel escudeiro do presidente eleito, vem sendo considerado para a Educação. Nenhum dos dois, entretanto, gostaria de chefiar as respectivas pastas, ainda segundo interlocutores de Lula.

O problema desse movimento de peças é que Lula pensa em ter um ministro “político” em áreas estratégicas –como Economia, Educação e Saúde–, cercado por um secretariado de excelência, com nomes técnicos e de reputação incontestável.

Outra indicação de que Alckmin tem grandes chances de ser o ministro é a concentração de temas relevantes da economia em suas mãos, mesmo comandando a equipe de transição. Nas reuniões de discussão, ele anota tudo e explora os assuntos buscando detalhes.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s