Explosão mata duas pessoas na Polônia perto da fronteira com a Ucrânia

Duas pessoas morreram após uma explosão na Polônia, em uma região próxima à fronteira com Ucrânia. Segundo a mídia polonesa, dois mísseis ou foguetes teriam sido responsáveis pelo ocorrido.

Até o momento, no entanto, não está claro de onde vieram os supostos projéteis.

“Os bombeiros estão no local, não está claro o que aconteceu”, disse Lukasz Kucy, oficial de plantão em um posto de bombeiros próximo ao vilarejo de Przewodow, onde ocorreu a explosão.

Um porta-voz do governo informou que o primeiro-ministro polonês Mateusz Morawiecki convocou o Comitê do Conselho de Ministros de Segurança Nacional e Assuntos de Defesa.

Vale ressaltar que, desde 1999, a Polônia integra a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). Segundo o artigo 4º do tratado, “as partes se consultarão sempre que, na opinião de qualquer uma delas, a integridade territorial, a independência política ou a segurança de qualquer uma das partes estiver ameaçada”.

Em uma publicação nas redes sociais, o perfil oficial do Ministério das Relações Exteriores da Estônia manifestou preocupação com os relatos e fez menção ao vínculo do país com a Otan.

“As últimas notícias da Polônia são muito preocupantes. Estamos consultando de perto a Polônia e outros aliados. A Estônia está pronta para defender cada centímetro do território da Otan”, diz a publicação no Twitter.

O Pentágono também confirmou que os Estados Unidos estão cientes dos relatos e que “defenderão cada centímetro do território da Otan”.

O general Patrick Ryder, do Departamento de Defesa dos EUA, afirmou que seu país está “muito confiante” em relação à proteção de força na Europa.

“Quando se trata de proteção de força, sempre levamos muito a sério a proteção e seguranças das nossas tropas, não importa onde estejam servindo”, disse Ryder.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s