No Recife, milhares de fiéis se reúnem para o encerramento do XVIII Congresso Eucarístico Nacional

Com o tema “Pão em todas as mesas”, o XVIII Congresso Eucarístico Nacional foi encerrado no Recife nesta terça-feira (15). Após cinco dias de programação para os fiéis, uma missa celebrada no Marco Zero, no Bairro do Recife, marcou o fim do encontro de católicos de todo o Brasil. Durante o evento, mais de mil padres e cerca de 200 bispos estiveram presentes e promoveram momentos de comunhão entre a comunidade católica que foi até o local prestigiar a celebração.

Ainda no início da tarde, a intensa movimentação de fiéis lotou a Praça do Marco Zero e arredores. De acordo com os organizadores, a expectativa de público era de 15 mil pessoas. Entre os presentes estavam famílias e comunidades católicas que aproveitaram o feriado da Proclamação da República para comparecer ao Congresso.

No local era possível encontrar diversos fiéis que haviam participado de caravanas para garantir a presença no evento. É o caso da estudante Islayne Vitória, de 16 anos, que estava acompanhada do amigo Joarles Ferreira, de 25 anos. “Nós somos de Ipojuca e viemos com um ônibus que foi alugado pela igreja. Desde que ficamos sabendo do evento já nos programamos para vir e está sendo maravilhoso”, afirmou.

Além dos jovens, fiéis com maior idade não desperdiçaram a chance de confraternizar e vivenciar um momento de fé no centro da capital pernambucana. “Acompanhei a parte da catequese no sábado e hoje vim para o encerramento. Eu gostei muito, encontrei alguns amigos que participaram de outras partes da programação e é sempre bom esse clima de fé e união”, destacou Maria José Santana, de 62 anos.

CASA DO PÃO
Antes da missa de encerramento do Congresso, a Arquidiocese de Olinda e Recife realizou nesta terça-feira (15) a inauguração da Casa do Pão, que funcionará como um centro de atendimento para a população vulnerável da capital pernambucana. O ponto de apoio e acolhimento, que deverá representar um legado do Congresso Eucarístico Nacional na cidade, ofertará serviços de lavanderia, banho e restaurante-escola.

Localizada na Rua do Imperador, no bairro de Santo Antônio, a Casa conta com três pavimentos e também deverá abrigar o Centro POP Maria Lucia dos Santos, que funcionará das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, e a Estação Social do Instituto Menino Miguel (IMM) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

Para o diretor do Instituto Menino Miguel da UFRPE, Humberto Miranda, o local será um espaço permanente de ensino, pesquisa e extensão dentro de uma instituição voltada para o acolhimento da população de rua do Recife. “Essa iniciativa fortalecerá as ações sociais da UFRPE, tornando a nossa Universidade ainda mais próxima das pessoas que mais necessitam, uma grande honra para nós“, afirmou.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s