Após dois anos, procissões voltam à Festa do Morro, que receberá título de Patrimônio

Devotos de Nossa Senhora da Conceição, padroeira afetiva do Recife, voltarão às ruas para as procissões da Bandeira e de Encerramento da Festa do Morro, que chega à sua 118ª edição com o tema “Com a Imaculada Conceição do Morro, caminhar juntos: em Comunhão, Participação e Missão”.

Este ano, a festa receberá da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) no dia 1º de dezembro, às 9h, o título de Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado. Participarão do recebimento da outorga membros do conselho de preservação da instituição e religiosos.

“É de muita satisfação, alegria mesmo, saber que a Festa do Morro será reconhecida como patrimônio, algo que é, de fato. É uma expressão popular de fé, em que as pessoas buscam e estão aqui sempre presentes em busca da bênção de Deus em suas vidas”, destacou padre Pedro Luís dos Santos, reitor do Santuário, localizado no Morro da Conceição, na Zona Norte do Recife.

Do próximo dia 29 até 8 dezembro, vão ser celebradas cinco missas por dia: às 7h, 9h, 11h, 14h e 16h, além do momento mariano, com oração do santo terço e ladainha de Nossa Senhora, às 18h; e a novena solene, às 19h30.

Em 8 de dezembro, data dedicada à Imaculada Conceição, as tradicionais missas de hora em hora serão celebradas no palco montado na praça em frente à torre da Igreja, com início à 0h.

As demais celebrações no palco externo serão realizadas às 2h, 4h, 6h, 8h, 10h, 12h, 12h, 14h e 16h. Dentro do Santuário, a primeira missa vai ser celebrada à 1h, e as demais às 3h, 5h, 7h, 9h, 11h, 13h e 15h.

Procissões
Os cortejos, que voltarão às ruas da capital pernambucana, serão realizados nos dias 28 de novembro e 8 de dezembro. As procissões estavam suspensas há dois anos, por causa da pandemia de Covid-19.

A abertura oficial da festa, com a Procissão da Bandeira, será em 28 de novembro, uma segunda-feira. O trajeto parte do Parque Urbano da Macaxeira, no bairro homônimo, em direção ao Santuário do Morro. A concentração será às 17h, com saída às 18h.

A celebração de abertura da festa terá presidência do bispo auxiliar de Olinda e Recife, dom Limacêdo Antônio, às 19h30. O Coral do Movimento Pró-Criança inicia a programação cultural, com apresentação no Santuário, às 21h.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s