Começa a nevar em Kiev, em meio a cortes de energia e bombardeios

Moradores da capital da Ucrânia acordaram nesta quinta-feira (17) com o som de alarme de ataque aéreo e uma vista da cidade coberta de neve fresca. Essa é a primeira neve que cai sobre Kiev, antecipando o inverno e levantando preocupações sobre a capacidade do país enfrentar baixas temperaturas em meio a uma guerra.

As autoridades ucranianas disseram que estão trabalhando duro para restaurar a energia em todo o país depois que a Rússia desencadeou no início desta semana o que o governo disse ser o bombardeio mais pesado da infraestrutura civil da guerra de nove meses.

Tropas russas novamente lançaram mísseis contra instalações de energia ucranianas nesta quinta-feira.

Explosões ressoaram em cidades como o porto de Odesa, no sul do país, a capital Kiev, a cidade central de Dnipro e a região sudeste de Zaporizhzhia, onde autoridades disseram que duas pessoas morreram.

A empresa estatal de energia Naftogaz disse que as instalações de produção de gás no leste da Ucrânia foram danificadas ou destruídas. Outros locais atingidos incluíram a enorme fábrica de defesa Pivdenmash em Dnipro.

Essa infraestrutura que está sendo alvo de bombardeios é fundamental para que os aquecedores funcionem corretamente. Frequentemente Kiev e outras cidades têm sofrido com apagões de energia, falta de água e desabastecimento de suprimentos básicos.

“É muito difícil que a população possa sobreviver por muito tempo se não tiver um processo grande de ajuda humanitária”, disse Saviano Abreu, porta-voz do Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA, na sigla em inglês).

“Muitos ucranianos estão vivendo ainda em casas que estão não preparadas. Seja pela falta de água, de eletricidade, de gás ou simplesmente porque não tem portas, não tem janelas ou não tem parte do teto porque foram destruídos”, disse Abreu

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s