Cacique do Candeal: Carlinhos Brown completa 60 anos como símbolo da força de um povo que se reinventa

O cantor e compositor Carlinhos Brown completa 60 anos nesta quarta (23).

Há 60 anos nascia Antônio Carlos Santos de Freitas para o mundo, Carlinhos Brown. A mente pulsante e genial cresceu dispota a ritmicamente mudar o mundo e assim faz. O aniversariante desta quarta (23) simboliza uma Bahia, uma música e um povo que se reiventa.

“Celebrar 60 anos é algo monumental. Eu não penso como uma pessoa de 60 anos, penso como um menino. A base vem da ancestralidade”, disse o Cacique.

Brown se tornou referência saindo da comunidade do Candeal Pequeno, uma das mais antigas de Salvador e localizada no Candeal, bairro próximo ao Itaigara, Brotas e Pituba. O bairro também é composto pelo Alto Candeal, parte com prédios de classe média. Mesmo após a fama, o artista nunca deixou a comunidade de onde veio e investiu em projetos sociais na região.

É nesse mesmo Candeal, que o Guetho Square faz de Brown o cacique maior. O mesmo lugar criado no século 18, onde de acordo com historiadores ficava uma senzala, que foi comprado pela escrava alforriada Josefa Santana que voltou da África para libertar seus parentes. No local, ela deu início a uma plantação de cana-de-açúcar. É um Candeal de inúmeras histórias e das quais seus filho ilustre está sempre pronto a contar.

“O Candeal é essencial para contar várias histórias. Quem é o Candeal? Ele está dentro de Salvador, primeira cidade da latina das Américas, mas onde está o Candeal nessa especialidade? Ele tem o primeiro assentamento de Elegba (quem é um orixá) para a América Latina. Por isso, ele foi chamado de Terreiro dos Terreiros”, contou em entrevista à TV Bahia.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s